O pato

Banho de Patos: Dario Barbosa - óleo sobre tela 1940



- Comprei um presente para você, filho!

Às vezes temos vontades tão peculiares. Eu queria dar um presente que simbolizasse o imenso e incondicional amor que tenho pelo meu filho. Comprei um exemplar do Pequeno Príncipe em francês. Considerei um presente perfeito, ali encerrava o desafio de ler um clássico infantil no original.
Meu filho gostou muito. Quando me ouviu lendo em outra língua, ficou empolgadíssimo. Por algumas noites eu li e traduzi os trechos e logo ele dormia, me retirava do quarto dando-lhe o beijinho de todas as noites. Aliás, trata-se de uma obrigação, cobrada todas às vezes que, por muito cansaço, me deito dizendo apenas “boa noite, filho”. E imediatamente escuto: “E meu beijo?”. Então meu espírito tenta arrancar meu corpo moribundo da cama e sigo para pagar meu tributo.  E este é o único que tem retorno direto ao cidadão além de manter vivo o que há de melhor entre os seres humanos: os laços.
O fato é que ele procurou outros livros e o Pequeno Príncipe foi deixado de lado.
 Outro dia falávamos dos bichos que já tivemos em casa, a lista era extensa: periquito, papagaio, gato (muitos gatos), peixe, cachorro (muitos cachorros), tartaruga, porquinho-da-índia, rato do deserto australiano... mas nenhum deles durou muito tempo. Meu filho lembrou que certa vez minha mãe, a quem ele também chama de mãe, havia lhe dado um pato. Sim. Um pato. Mesmo morando numa casa sem nenhum trechozinho de terra, esse fato foi ignorado pela minha mãe. O neto feliz era o que bastava. Meu filho tinha um pato. Talvez fosse o único menino da redondeza a possuir um. O problema era que o pato gostava muito de fugir pelos vãos do portão e acabou fugindo mesmo, não deu outra.

- Mãe, quero um pato!

Não havia como. Morávamos num apartamento agora. Então me lembrei do livro francês e a noite retomei a leitura. Só que desta vez não traduzi as passagens. Apenas lia e ele ouvia. E ali ficamos lado a lado, eu lendo e ele me olhando, cheio de candura, numa total entrega. Não podia entender, mas compreendia. Até que adormeceu. Paguei meu tributo, mais demorado do que o de costume. Apaguei a luz e me deitei. Plena.

Professora



Comentários

  1. A inocência da juventude é uma coisa linda. Só mesmo uma criança pra querer um pato de estimação. Lembro-me bem que eu tinha dois pintos de estimação: Giserda e Escarlate. Viraram canja depois, mas foi bom enquanto durou.

    O que mais curto nos textos da Arlete é a facilidade de leitura. São rápidos, doces e singelos. Talvez essas sejam características da própria Arlete.

    ResponderExcluir
  2. Pequeno Principe foi o primeiro livro que pude chamar de meu, ganhei no dia do meu aniversário de 10 anos.
    25 anos depois, neste feriado, comecei a lê-lo para meu namorido que tem 30 anos.
    Nunca leram para ele quando era pequeno.
    HOje, adulto, eu sou a primeira pessoa que lhe conta histórias.
    O seu texto é lindo, emocionante, perfeito na descrição do ser mãe. Lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Impressiona-me a beleza com que tratou esse evento fraterno. Você não imagina quanta sensibilidade carrega cada palavra, sem contar com a nuvem de magia e encantamento que envolve quem o ler. A primeira resposta é a emoção, depois a reflexão e uma crescente vontade de voltar a ler o Pequeno Príncipe. (tenho uma versão em espanhol, rsrsrs.)
    Mais um dos seus belíssimos textos!
    Bjs querida!

    Reina.

    ResponderExcluir
  4. Arlete, este teu menino é um gênio. Eu também quero um pato. Acho que um pato resolveria todos os meus problemas. Talvez não o pato, mas se tivesse a real clareza de pedir um pato, com tamanha certeza, eu pediria. Não existe uma boa vida sem um pato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE PALHA [Ensaio sobre o palhaço]

Minha amada bruxa

O mimo que ele não trouxe