O beijo


Beijo - Toulouse-Lautrec



”Quem não beija é como um morto”.
Johann Goethe

         Foi com um solene beijo que Judas, o discípulo intelectual dentre os 12, entregou seu Mestre à sanha dos inimigos. Na Idade Média selavam-se acordos com um beijo, nada mais emblemático do que um selo na boca. Os jogadores de futebol, os menos preconceituosos, beijam-se uns aos outros na comemoração do gol, o supremo momento, quase um orgasmo pela vitória iminente.
         Ele, o beijo, há 1.500 anos já era motivo de fofocas na Índia, pois lá estão os registros, ainda, nas paredes do templo Khajuraho, mencionando pessoas que se beijavam. O que não se pode provar é se os beijoqueiros praticavam a modalidade que todos nós apreciamos, dentro do templo ou noutro local. Em sendo mexericos, supõem-se que tais leves sucções terem acontecido dentro do lugar de respeito!
         Escreveu Julie Enfield, o gostoso livro A História Íntima do Beijo. Há relatos, meio científicos, não completamente provados, de que o beijo está relacionado com a antropologia. No começo, em plena era das cavernas, a mãe mastigava o alimento para dá-lo aos filhos, o mesmo que certos animais fazem até os dias de hoje. Tentam, pelo fascínio que o beijo exerce em cada ser humano, mostrar de alguma maneira, a origem do ósculo – que em certas ocasiões é sinal de cumprimento e boa vontade, noutros, porém, significa carinho, afeto, paixão, amor no contato com os lábios, e, noutros momentos menos prazerosos, até traição.
         Mas será que não estaria o beijo, ligado tão somente ao prazer tátil? Tem uns aficionados pelo prazer do beijo que sustentam, num esforço supremo de buscar na História a natureza e o sentido do dito cujo, que chegam a afirmar que, antes do beijo, já se fazia sexo. Depois foi um ingrediente a mais nessa sensação e experiência natural entre os animais, racionais ou não.
         O certo é que os esquimós não usam o beijo para tais finalidades acima mencionadas. Preferem o toque com o nariz, talvez tenham herdado dos antigos egípcios, ou vice-versa. É deveras curioso na hora da cópula trocar leves narigadas, também noutros momentos como adeus, até outro dia, ou na despedida e nos cumprimentos de praxe.
         Chegamos, então, ao beijo na boca. Modernidade ou costume que vem de eras remotas, evoluindo com o tempo. A invenção de se beijar na boca, atribui alguns estudiosos, a certos macacos que se mordiam em ritos pré-sexuais. Será? Não duvido nada, pois há casais apaixonados que se mordem na hora do beijo. Às vezes, até mingua sangue dos lábios...
         Portanto, pode ser que o significado do beija tenha mudado ao longo dos anos, mas o fato é que ele existe desde antes da própria humanidade, o que se pode deduzir pela observação de alguns antropólogos e de outros pesquisadores. Isso é correto? Não estou aqui para duvidar, mas que a cada dia o beijo faz cada vez mais parte do prazer entre as pessoas, isso ninguém pode negar. O beijo significa tudo: desde um “estou apaixonado”; “eu te amo” até a “traidor(a)”, seja ele aplicado na boca ou em qualquer outra parte do corpo.

[AUTOR CONVIDADO] Willian Lopes Guerra é de Apodi - RN. Advogado; escritor e ensaísta.

Comentários

  1. Relatos históricos e observações particulares fazem do seu texto uma construção sólida e, indiscutivelmente, inteligente. Ainda tenho muito que caminhar para escrever com essa qualidade.
    Abraços!
    Regiane,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE PALHA [Ensaio sobre o palhaço]

Minha amada bruxa

O mimo que ele não trouxe